sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Nova Ortografia

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa firmado ente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil passa a vigorar a partir de 2009 para documentos oficiais e para a mídia. A implementação no ensino público será em 2010 e até 2012 as novas regras serão adotadas para todas as séries. São dois os objetivos básicos desse Acordo: o primeiro é fixar e restringir as diferenças de escrita entre os falantes da língua; o segundo é criar uma comunidade constituída de um grupo linguistico expressivo, cujo prestígio seja ampliado aos organismos internacionais. Ele trata de várias questões, como acentuação, trema, hifens, uso do "h", grafia de nomes próprios estrageiros, dentre outras. E pra começar o nosso alfabeto ganhou mais três letras: k, w,y. Passando de 23 a 26 letras.
Qualquer língua em uso está sujeita a variações fonéticas, morfológicas, sintáticas e vocabulares. Assim, é comum que haja diferenças entre o falar do Brasil, da Europa e da África. Esse novo acordo visa minimizar as dificuldades de natureza política e pedagógica. Em certos casos haverá a dupla grafia, em virtude das diferenças de normas cultas de pronúncia do português, ou seja, privilegia o caráter fonética, e não etimológico, o que justifica a existência de grafias duplas e a supressão das consoantes mudas ou nao articuladas. Temos como exemplos as seguintes palavras que serão modificadas segundo o novo acordo ortográfico: teteia, estreia, jiboia, heroico (ditongos abertos éi, éu, ói são grafados com acento agudo somente em sílaba final e em sílaba tônica das palavras proparoxítonas, e não em outras posições); cai o acento circunflexo nas 3as pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver: creem, deem, leem, veem; não se emprega o acento circunflexo nas paroxítonas terminadas em oo (hiato): enjoo, voo; não se acentuam palavras paroxítonas cujas vogais tônicas i e u são precedidas de ditongo decrescente: feiura, baiuca; o trema é totalmente eliminas nas palavras portuguesas ou aportuguesadas: cinquenta, linguiça, tranquilo; o hífen aborda várias regras: paraquedas, mandachuva, batata-inglesa, bem-humorado, bem-apanhado, mal-habituado, mal-estar, além-túmulo, recém-nascido, sem-teto. Agora é só consultar o Acordo Ortográfico na íntegra para saber mais.

Um comentário:

Linguisticando disse...

Parabéns. É sempre bom saber que podemos ficar bem próximos de assuntos atuais para discussões. O tem foi muito oportuno.